MASSAGEM MAL REALIZADA PODE SER PREJUDICIAL A SAÚDE!

MASSAGEM MAL REALIZADA PODE SER PREJUDICIAL A SAÚDE!

Existem muitos aventureiros que se dizem profissionais e que se autodenominam massoterapeutas. Porém, a massagem, quando realizada sem o devido conhecimento técnico, pode provocar danos graves a saúde e agravamentos maiores em alguns quadros já existentes ou ainda que poderá vim existir. Será que este profissional tem a qualificação e experiência necessária para uma massagem segura? Você deixaria um Pedreiro de Obras reparar o seu computador? Uma costureira cortar o seu cabelo? Acredito que não. O mais provável é que você contrataria um profissional devidamente qualificado! A grande questão é que muitas das pessoas não tem o cuidado na hora de contratar uma massoterapeuta e deixam qualquer um que se diz “profissional” sem qualificação, realizar manobras e aventuras em seu corpo. Sabia que uma massagem inadequada sem os devidos conhecimentos, realizada por uma pessoa leiga, pode trazer danos prejudiciais e grandes  riscos para a sua integridade física?

Muitas vezes, o (a) massagista realiza um curso rápido de massagem, e já se tem por si mesmo intitulado com as habilidade  suficiente para conduzir a atividade. Cobra o serviço por qualquer preços , mas desconhece noções básicas da anatomia do corpo e não sabe identificar as áreas mais precisas a serem trabalhadas ou evitadas, diante de um quadro de saúde específico.

TODO CUIDADO COM A TÉCNICA E INTENSIDADE !

Para se ter ideia dos  graves  riscos de se submeter a uma massagem inadequada por aventureiros, alguns médicos especialista em ortopedia esportiva, enfatiza que manobras realizadas “muito fortes” ou “muito rápidas”, inclusive, em regiões que já estejam doloridas por alguma complicação específica, agrava ainda mais a situação – porque pode haver aumento de circulação sanguínea na região.

Dessa forma, é muito importante tomar todos os cuidado com a técnica aplicada e intensidade empregadas nas massagens.

Além do mais, uma pessoa com problemas nas articulações, se submetidas a manobras de massagem inadequada de forma intensa, pode sofrer até mesmo com fraturas mais agudas.

Os mesmos  especialistas  também cita os riscos da realização de massagens em pessoas que estejam com bolhas, ferimentos e infecções na pele.

Para eles, uma massagem aplicada com intuito de  aliviar uma dor, sendo aplicada a uma pele com infecções, por exemplo, pode trazer contaminações para outras partes do corpo, além de hematomas, já que o aumento de fluxo sanguíneo –  por causa da massagem – facilita esse cenário.

Veja outros problemas que podem correr durante uma sessão com um aventureiro que se diz profissional sem as necessárias qualificações!

 

 

 

OS PRINCIPAIS PERIGOS PARA SAÚDE.

 

  • Fraturas: pacientes que sofrem com osteoporose, dependendo da forma de massagem empregada, estão suscetíveis a ter fraturas por causa da pressão durante as manobras. No entanto, uma massagem leve pode ser feita, mas antes, consulte um profissional qualificado que vai avaliar o seu quadro específico e te dar todas as recomendações necessárias.
  • Agravamento de quadros de gripe: esse cenário é bem possível, justamente, porque massagens como as modeladoras, por exemplo, por ativarem a circulação sanguínea, podem aumentar a febre e evitar a cura.
  • Pressão arterial e trombose: segundo a American Massage Therapy Association (AMTA), pacientes com pressão arterial mais aguda se submetidos a massagens inadequadas por aventureiros, têm seu quadro de saúde comprometido, no caso, a pressão exercida favorece coágulos no sangue trazendo malefícios ao organismo, como a trombose – que causa inchaço e dor. Pessoas nessa condição devem evitar qualquer tipo de massagens, a não ser que tenham autorização médica, após tratamento adequado.
  • Danos aos nervos: realizar massagens com quem não tem qualificação profissional, tende a trazer complicações ao nervo, se houver manobra inadequada e com muita intensidade sobre alguma área que estiver fragilizada.
  • Câncer: pacientes com câncer de pele (com infecções e bolhas) podem ter o estado de saúde agravada, se submetidos a massagens de não profissionais. Assim como aqueles que passaram por cirurgia ou sessões de quimioterapia.

MASSAGEM CONFIÁVEIS:

Com base nos quadros acima, é essencial buscar por massagens que seja feitas por profissionais preparado, qualificados e habilitados para esse tipo de função, também avaliar se você pode receber tais tipos de manobras de massagens, como destaca o profissional Wagner Teschi, massoterapeuta e fundador da Clinica Teschispa. Antes de realizar qualquer tipo de massagem, tenho a preocupação em saber o quadro de saúde de cada cliente, e se ele está apto a submeter as manobras, afirma. Se tem algo que diz respeito alguma situação médica especifica, peço que ele consulte um médico para obter autorização. Considero uma medida mais adequada e prudente. Entretanto, existem situações quando o próprio cliente não está ciente de sua própria saúde Física. Para lidar com esses casos, apenas a experiência e o conhecimento do profissional adequado são fatores preponderante que permitem identificar quando a massagem pode prejudicar ou não o  quadro do paciente.

Portanto, fica aqui uma dica bem importante e valiosa : nunca deixe de buscar por massagens com aventureiros, e sim com aqueles que  realmente conhece do assunto, porque a sua saúde e bem-estar valem muito mais que qualquer coisa! Qualificação e experiência são fundamentais, porque uma técnica utilizada de forma inadequada  pode trazer consequências  ainda maiores a sua  saúde.

About Author

Leave a Comment