5 tipos de massagem que aliviam a dor

A massagem é uma jeito agradável e relaxante de lidar com a dor, contém uma enorme variedade de métodos, algumas são baseadas na medicina oriental,as  mais comuns incluem pressionar os membros, puxar de leve as articulações e apertar pontos de pressão ou áreas nervosas. Podem introduzir também golpes pequenos e tapinhas com o lombo das mãos.

Massagem com Aromaterapia

Esse tipo de massagem se descreve pelo uso de óleos essenciais, considerados por suas propriedades cicatrizantes, esse óleo é extraído de várias plantas medicinais por um processo. Camomila, eucalipto, lavanda e hortelã-pimenta são algumas dessas plantas que são eventualmente extraídas, por serem muito concentrados, só algumas gotas de um ou mais óleos essenciais são adicionadas a um óleo veicular de base, como o óleo de amêndoa ou avelã.

Como pode ajudar?

Óleos essenciais são absorvidos para corpo pela pele, podem atuar no local e também transmitir à corrente sanguínea a fim de alcançar outras áreas corporais específicas. A massagem com aromaterapia é capaz de aliviar distúrbios relativos a estresse, depressão e ansiedade. Pode também liberar endorfinas, propiciando alívio para:

  • tensão muscular
  • artrite
  • cólicas pré-menstruais
  • dor crônica no pescoço e nas costas

Massagem Sueca

A Massagem Sueca foi criada e desenvolvida no século XIX por Per Henrik Ling – um apaixonado da saúde física e pioneiro da aeróbica.Consiste num conjunto de golpes e tração em tecidos moles e músculos com finalidade de relaxar as fibras musculares rígidas.

O intuito da massagem sueca é reduzir um espessamento muscular ao redor de articulações. Pesquisadores viram que, ao colocar ações de pressão, movimentos longos após o exercício, a recuperação se apressava. Além disso, existia menos inchaço e inflamação. Vale dizer que músculos de coelhos foram usados no experimento por serem análogos aos dos humanos, os músculos reganharam cerca de 60% da força em comparação aos 15% da taxa de recuperação do grupo de controle.

Como pode ajudar?

A massagem sueca é apresentada para quem sofre de problemas com dores articulares e circulatórios, é muito usada na fisioterapia, sobretudo em pacientes que buscam recuperar o movimento de membros após uma cirurgia. Além disso, é indicada para aqueles que passaram longos períodos na cama ou sofreram um AVC. Também é útil para:

  • dor crônica nas costas
  • osteoartrite
  • dores de cabeça
  • dor no pescoço

Massagem Oriental

A massagem chinesa (tui na) é super longa, baseia-se na flexibilidade dos caminhos meridianos e dos pontos de acupuntura, ou seja, com a provocação dos pontos diversos com forte pressão dos dedos, pode também haver atrição bem firme e tapinhas para reformar a circulação saudável e o ação dos membros. A massagem tailandesa (nuad boran) determina e estabelece técnicas de ioga, acupressão e reflexologia. Seu intuito é remover bloqueios das linhas de energia consideradas como sen. O profissional incentiva, balança e alonga ritmicamente muitas partes do corpo até a tensão ser autorizada e a energia equilibrada.

Como pode ajudar?

narrativas de que ambas as maneiras de massagem oriental fazem uma sensação de rejuvenescimento e relaxamento. São ideais para quem sofre:

  • enxaquecas
  • dores de cabeça tensionais
  • dores articulares
  • problemas de pescoço
  • ansiedade
  • espasmos musculares

Massagem em Tecidos Profundos

É uma massagem terapêutica, de efeito penetrante, destinada a restaurar o movimento de articulação. Além disso, melhora a circulação sanguínea e linfática do corpo inteiro, sobretudo em músculos encurtados graças à inatividade. Às vezes, o não uso dos músculos pode ter origem em questões psicológicas ou traumas do passado, massagear os tecidos profundos pode resultar em forte liberação emocional e/ou reação física.

Como pode ajudar?

Com movimentos bem lentos e grande pressão, ela pode ser bastante dolorosa para quem não está acostumado. O massoterapeuta utiliza os dedos, mãos, cotovelos e antebraços para focar nas áreas específicas com problemas. Pode ser útil para aliviar:

  • dor lombar
  • ciática
  • cotovelo de tenista
  • fibromialgia
  • osteoartrite

Drenagem Linfática

Esse método costuma ser usado em clínicas de beleza e spas, incorpora o princípio de “nivelar” saliências não estéticas ou depósitos de gordura no corpo, sobretudo celulite e acúmulo de líquido. Os toques de massagem são leves, suaves, repetitivos, em geral junto com a aromaterapia.

Como pode ajudar?

A drenagem linfática tem como objetivo estimular a capacidade das glândulas linfáticas de limpar os líquidos corporais ,ela melhora o tônus e a condição da pele. Talvez seja útil para tratar linfedemas, que podem surgir após a remoção cirúrgica de linfonodos, como ocorre nas mastectomias, pode ainda auxiliar outras condições clínicas dolorosas, como:

  • inchaços nas pernas após longa viagem de avião
  • retenção de líquido
  • displasia mamária
  • dores de cabeça

Aproveite essa dica

O óleo de massagem apimentado é maravilhoso e contém ervas que aliviam dores e inflamações, e o melhor é que ele pode ser feito em casa! Use-o duas vezes ao dia por uma semana, sem intervalo, ou até a dor articular ou muscular ceder. Vamos à receita:

Coloque 1 colher (sopa) de folhas secas de alecrim, 3 colheres (chá) de sementes de aipo e 1 colher (chá) de pimenta-caiena em pó, ou outra pimenta vermelha, num moedor de café e temperos.

Moa os ingredientes até virarem pó. Guarde a mistura num pote de vidro com tampa hermética, em seguida, adicione 225 g de azeite de oliva, óleo de amêndoa ou jojoba.

Ajuste bem a tampa e agite vigorosamente o conteúdo do pote.

Reserve o pote por 10 dias, sacudindo-o periodicamente. Com um filtro de papel de café, coe o conteúdo para outro pote de vidro esterilizado, conserve num local frio e escuro por até 6 meses.

Utilize um pouco para massagear a área dolorida duas vezes ao dia.

Se a sua dor for crônica, procure um profissional para te orientar sobre o tipo de massagem mais adequado para você.

Bem estar disposição

Contribui para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo;
Diminui a insônia e melhora a qualidade do sono;

Relaxamento muscular

Alívio de dores, estresse e tensões, relaxamento muscular, aumenta a flexibilidade e melhora da sua circulação do sangue, liberação das toxinas pela correntes sanguíneas, além de uma sensação incrível de bem-estar

Maior Produtividade

Níveis de qualidade de vida muito melhores, que vão desde aspectos como sono, controle do estresse e com isso mais vida todos os dias.

About Author

Leave a Comment

Teschi SPA

Contato

Telefone (11) 9 8535-0016
E-mail: vagnerteschi@gmail.com

• Av. Salgado Filho, 386, Centro, Guarulhos/SP

• Aeroporto Internacional de São Paulo

• Aeroporto de Congonhas

(11) 98535-0016

Quem Somos

Nossas modernas instalações têm ambiente relaxante e agradável. O conforto e a segurança complementam a qualidade dos serviços prestados por nossos colaboradores. Em nossas unidades você poderá ter um tempo para você, sem se distanciar do dia a dia e seus compromissos mais urgentes.

Siga-nos

Conheça Nossos Cursos